Sobre o EAD

A utilização de uma plataforma de EAD (Ensino A Distância) com características de um sistema de gerenciamento de conteúdo oferece uma riqueza de funcionalidades para gerenciamento dos processos de ensino e aprendizagem tanto em cursos à distância quanto em cursos presenciais.

No COLTEC, a plataforma adotada para EAD é o Moodle - Modular Object Oriented Developmental Learning Environment [http://moodle.org/].

O MOODLE disponibiliza funcionalidades para o suporte das atividades das disciplinas presenciais do COLTEC e para a realização de cursos à distância.

O ambiente do MOODLE utiliza princípios pedagógicos consagrados para auxiliar educadores a criarem comunidades “virtuais” dedicadas ao aprendizado online. O projeto modular do Moodle facilita a criação de cursos, adição de conteúdo e interação com estudantes, sendo centrado na organização de Atividades. A filosofia norteadora deste ambiente é a de construção do aprendizado efetivo a partir da experiência compartilhada de outros.

O ambiente de EAD facilita o gerenciamento de atividades propiciando uma interação efetiva e particularizada entre professor e alunos.

Dentre as motivações para o uso do EAD destaca-se:

· Documentação Eletrônica dos cursos.

· Acompanhamento e orientação individualizada para a trajetória dos alunos.

· Potencialização para multiplicar o alcance de cursos presenciais.

· Implantação de engenharia do conhecimento: produzir melhor e mais barato.

Última atualização: quarta, 17 Jul 2013, 16:51